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Curso de Capitão Amador

O Curso de Capitão Amador é destinado a maiores de 18 anos, que já possuam a Carteira de Mestre Amador e  permite a condução de embarcações a vela ou a motor em mar aberto, sem limites geográficos.

As provas para habilitação de Capitão Amador no Brasil acontecem duas vezes por ano – Abril e Outubro – e são realizadas nas Delegacias ou Capitanias dos Portos.

FIQUE ATENTO PARA NÃO PERDER A INSCRIÇÃO  QUE DEVERÁ SER FEITA EM JANEIRO PARA A PROVA DE ABRIL E EM JULHO PARA A PROVA DE OUTUBRO.

Nosso curso de preparação para Capitão Amador possui 36 horas de aulas teóricas e pode ser realizado de forma integral em seis dias de aula ou dividido durante 6 (seis) semanas, 2 (dois) dias por semana.

Este curso prepara também, para as provas de habilitação de Capitão Amador, os candidatos a Praticante de Prático que não possuem formação na área.

PROGRAMA DO CURSO DE CAPITÃO AMADOR:

  • Navegação Astronômica;
  • Navegação Eletrônica;
  • Estabilidade;
  • Meteorologia e Oceanografia;
  • Comunicações;
  • Sobrevivência no Mar;
  • Navegação Astronômica:

Noções básicas de astronomia aplicada à navegação:

  • Medida de tempo – Hora média local (HML), Hora média de Greenwich (HMG), Hora legal, Fusos horários;
  • Uso do Almanaque Náutico Brasileiro.
  • Cálculo da hora legal da passagem meridiana superior do sol peloprocessoaproximado;
  • Posição pela passagemmeridiana do sol.

Navegação Eletrônica:

  • Uso dos sistemas de navegação por satélite (GPS e DGPS)

Navegação radar

  • Poder discriminado em marcação;
  • Poder discriminado em distância;
  • Técnicas de navegação com o radar; Aterragens – NavegaçãoCosteira – Navegação de Praticagem;
  • Auxílio à Navegação Radar (RACON);
  • O radar como importante recurso para evitar colisão no mar.

Navegação batimétrica

  • O uso do eco batímetro na navegação.

Estabilidade:

  • Noções básicas sobre flutuabilidade, estabilidade e reserva de flutuabilidade
  • Pontos notáveis de estabilidade (centro de gravidade, centro de carena e metacentro);
  • Altura metacêntrica;
  • Condições de equilíbrio de uma embarcação.
  • Alterações da flutuabilidade e da estabilidade
  • Causas da banda permanente e formas de correção;
  • Efeito de superfície livre (causas, precauções e correções);
  • Variação das condições de estabilidade durante uma viagem (mau tempo, embarque de água do mar, consumo, água aberta e a varias);
  • Variação da estabilidade de umaembarcação, emfunção da alteração do projetoinicial de construção.

Meteorologia e Oceanografia:

  • Elementos meteorológicos:
  • Pressão atmosférica;
  • Umidade relativa do ar;
  • Nebulosidade e nevoeiro;
  • Circulação do ar;
  • Frente esfrias, quentes, oclusas e estacionárias.
  • Interpretação de boletins, cartas sinóticas e imagens de satélites meteorológicos
  • Análise do estado do tempo relacionado aos centros de alta e baixa pressão atmosférica e frentes constantes dos boletins meteorológicos;
  • Interpretação dos avisos de mau tempo;
  • Interpretação da configuração isobárica das cartas sinóticas;
  • Interpretação dos elementos meteorológicos apresentados na carta sinótica de pressão à superfície (direção e intensidade do vento, cobertura do céu, tempo presente, linhas de instabilidade e evolução das frentes);
  • Identificação dos elementos meteorológicos apresentados nas imagens de satélites meteorológicos.
  • Interação Oceano-Atmosfera
  • Ondas e mergulhos;
  • Características das correntes costeiras e oceânicas;
  • Principais correntes oceânicas;
  • Estado do mar (Escala Beaufort).

Cartas Piloto e Marés

  • Identificação da representação gráfica dos elementos meteorológicos e oceanográficos apresentados nas cartas piloto;
  • Identificação dos parâmetros das marés de sizígia e quadratura;
  • Interpretação das cartas de correntes de marés.
  • Comunicações:

Comunicações na Navegação Oceânica

  • Equipamentos, procedimentos, frequências de socorro, chamada e trânsito;
  • Estações de terra; e
  • Uso e funcionamento do EPIRB e do SART.

Sobrevivência no Mar:

  • Técnicas e Procedimentos de Sobrevivência em mar aberto;
  • Noções de sobrevivência em balsas salva-vidas.

CARGA HORÁRIA:

  • 36 horas de aulas teóricas, podendo ser realizado de duas maneiras: forma integral em seis dias de aula ou durante 6 semanas (dois dias por semana).

EXAME:

  • Teórico, realizado na Delegacia da Capitania do Porto de São Sebastião.

VALIDADE DA CARTEIRA:

  • 10 anos, renovável sem obrigatoriedade de novo exame.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A CARTEIRA:

  • Cópia válida e autenticadada habilitação de Mestre-amador;
  • Cópia válida e autenticada da CNH;
  • Comprovante de residênciaa utenticado (caso o aluno não tenha um comprovante de residência em seu nome, ele deve solicitar para a escola um formulário de declaração de residência);
  • Procuração autenticada (solicitar modelo na escola)

Caso não possua a CNH:

  • Cópia do RG e CPF autenticadas;
  • Atestado Médico, comprovando bom estado físico, mental, auditivo e visual (válido por um ano).
    Indicamos a Clínica APA de Saúde Ocupacional (Rua Nossa Senhora da Paz, 166 – São Sebastião. Fone 12 3893-2657).

INVESTIMENTO:

  • R$ 2.600,00 – 5% de desconto à vista ou R$ 2.900,00 – parcelado em até 5 vezes

 

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